sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que é Inovar?

Quem pensa que inovação é uma meta difícil de ser atingida e sinônimo de muitas despesas pode não conhecer o real significado da palavra. Inovar é adotar mudanças simples que resultem em aumento de produtividade. De nada adianta um empresário ter uma boa ideia se o projeto é abandonado no papel ou não gera lucros. Existem diversos caminhos que podem ser percorridos por você, que quer se tornar um empresário inovador e aumentar o faturamento do seu negócio. Para conhecê-los, continue atento à Rede de Conhecimento Faça Diferente, criada pelo Sebrae e difundida pelo rádio, internet e telefone. Leia Mais

terça-feira, 27 de abril de 2010

Inovação e Competitividade

As pequenas empresas precisam entender isso:

A competitividade é o fator de desenvolvimento socio-econômico de um país e também elemento transformador do cidadão em suas relações humanas e sociais. A inovação, por sua vez, é elemento intrínseco da competitividade, pois a inovação permite que as empresas, focos da transformação econômica e social de um país, utilizem conhecimentos e recursos da melhor forma para enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico.
Falarei mais sobre isso neste blog.

domingo, 25 de abril de 2010

IASP - 2010

IASP 2010 (XXVII IASP World Conference) reúne especialistas do governo, ETEs (Parques Científicos e Tecnológicos), academia e empresas para discutir e debater o verdadeiro significado do modelo de desenvolvimento global emergente "Green" Crescimento de ETEs. Esta conferência contará com apresentações e discussões sobre a estratégia global STP em uma série de discussões em profundidade o futuro da ciência e tecnologia e as implicações do "crescimento verde".
Acesse o site oficial:
https://iasp2010ddi.com/eng/index.php

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Treinamento gerência de configuração do NTI no Sebrae

O processo de desenvolvimento de um software reúne muitos fatores e requisitos. Para que uma empresa do setor possa trabalhar de forma eficiente, é preciso controlar todas essas variáveis. O assunto foi tema do treinamento que começou nesta sexta-feira dia 23 de abril pela manhã, no curso “Gerência de Configuração e Controle de Versão”, que está sendo realizado no Sebrae, em Pato Branco. A capacitação, com 20 profissionais da área de software de Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, termina neste sábado à tarde, no laboratório da Faculdade Mater Dei.
O treinamento de dois dias é resultado da parceria entre o NTI/APL Ti Sudoeste PR e
o Sebrae.
O Sebrae e o NTI estão comprometidos na busca por qualificação da mão-de-obra do setor sempre tendo como foco principal o propósito de tornar as empresas de Sosftware da região mais competitivas. A parceria entre Sebrae e NTI/APL possibilita trazer para a região cursos acessíveis financeiramente e que são apontados como necessidades das empresas. Veja Matéria Completa

XI Conferência Internacional CINET

A inovação contínua permite desenvolver, operar e melhorar as configurações novas ou já existentes de produtos, abordagens de mercado, processos, tecnologias e competências das organizações e seus sistemas de gestão. Mostrar como as organizações se esforçam para alcançar um equilíbrio sinérgico entre as diversas estratégias operacional orientada e o rápido crescimento da economia do conhecimento global é um dos objetivos desta conferência internacional. Tudo isso colocou a aprendizagem no centro do balanço crítico do mundo.
Para quem se interessar esse evento acontecerá de 5 à 7 de setembro de 2010 em Zürich, Switzerland (Suiça) Leia mais

quarta-feira, 21 de abril de 2010


A inovação é o caminho que as empresas devem permanente percorrer para enfrentarem os desafios do mercado e se manterem jovens e competitivas. Possibilita que os produtos, processos produtivos, organização, gestão e práticas de marketing de uma empresa se mantenham adequadas ao mercado, ou seja, em permanente sintonia com as necessidades dos clientes. Leia mais...

Fluxo Conceitual do SRI

PTI | Parque Tecnológico Itaipu

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Visitas Tecnicas 3

Nos dias 15 e 16 de abril, fomos eu, Guto Silva e a Marta Helena Silveira em Posadas na Argentina, dar continuidade a um trabalho de da Binacionalidade do Parque Tecnológico de Pato Branco - Posadas. Resultado de diversas viagens técnicas e aproximação acadêmica, os hermanos argentinos de Posadas conheceram em Pato Branco o projeto de Parque Tecnológico em meados do ano 2000. Diversas reuniões, apresentações e discussões levaram a Província de Misiones - Argentina conhecer e posteriormente adotar o conceito de “tecnópole” aplicado em Pato Branco. O conceito de tecnópole é um espaço territorial em que haja abundância em capital humano e social engajados em gerar desenvolvimento através da ciência, tecnologia e inovação.
A iniciativa foi bem sucedida e seguindo o modelo patobranquense a Universidad Nacional de Misiones / Argentina impulsionou o projeto. O mais surpreendente desta história é que Misiones para obter recursos e angariar fundos para o sonhado projeto precisava apresentar ativos tecnológicos ( laboratórios, estruturas, etc) para o Ministério de Tecnologia da Argentina.
Neste panorama é que surge algo inusitado, inovador e pretensioso. A província de Misiones utiliza-se dos ativos tecnológicos do Parque de Pato Branco para poder defender a captação de recursos e surge o primeiro Parque Tecnológico Binacional da América Latina.
Para os incrédulos, faço o convite para visitar a cidade de Posadas e logo na entrada da cidade, encontrará dentro da Universidad de Misiones em pleno funcionamento o Parque Tecnológico de Misiones. Na sede do espaço brilhante na parede a placa em bronze que anuncia a parceria.
Pato Branco – Posadas ( Parque Tecnológico Binacional)

domingo, 18 de abril de 2010

Conceito de Sistema Regional de Inovação

A rede de relações entre atores constitui a estrutura de um sistema regional de inovação. A feição específica do sistema estará dada pelo grau e forma de influência de diversos fatores indutores, responsáveis pela sua diversificação e diferenciação. Conjunto de relações entre diversos atores, públicos e privados, que, na área de um ou mais municípios, realizam ações destinadas a promover a inovação nas empresas, contribuindo dessa forma para o aumento da competitividade das mesmas e para o desenvolvimento da economia regional. Não é, então, mais uma entidade ou estrutura orgânica, criada por iniciativa de um ou mais atores sociais, e sim a rede de influências mútuas entre esses atores, no contexto das suas ações de estímulo à inovação.

Visitas Tecnicas 2

Faz 30 dias assumi o APL de Software do Sudoeste do Paraná pelo SEBRAE. Sempre atuei com projetos como Empreendedorismo e Varejo Mais. Como estratégia para atuar neste novo projeto, decidi conhecer as empresas e os empresários que compoem o APL, ao todo são 38 empresas. Quero entender suas formas de gestão, processo e práticas. Na região são várias empresas neste segmento que contribuem nacionamente para o desenvolvimento de softwares desde gestão para contabilidade até software para postos de combustíveis entre outros.
Neste blog postarei informações tais como soluções para empresas de software e também novidades sobre parques tecnológico bem como conteúdos relatando meu segundo projeto, SRI - Sistema Regional de Inovação.
Espero que gostem.

sábado, 17 de abril de 2010

Visitas Técnicas 1

As visitas as empresas de TI do sudoeste pertencentes aos Arranjo Produtivo de Software - APL de Software e TI no sudoeste tem me trazido uma experiência eletrizante, tenho conhecido muitas empresas do setor, pois s estratégia que eu adotei foi de fazer o contato direto com os empresários, compreender seus anseios e necessidades. Visitei desde empresas pequenas tais como incubadas até empresas bem estraturadas. A minha percepção, é a de que boas idéias não faltam a nehuma das empresas, o que está em pauta na agenda de necessidades primárias das empresas é a questão da mão-de-obra qualificada, o que me parece que o projeto do Sudotec "Aprender e Creser" tem feito bem para a classe na região.