quinta-feira, 11 de novembro de 2010

TECSUL 2010



Hoje dia 11/11/2010 foi o penúltimo dia do TECSUL, um evento que se consolida cada ano no sudoeste do Paraná como o maior evento de tecnologia e inovação. Hoje realizamos um roteiro tecnológico com as empresas incubadas da Argentina para conhecerem nossa realidade. A noite o SEBRAE ministrou palestra sobre Central de Ngeócios com foco maior para empresas do APL de TI, que é uma forte tendência neste setor, neste sentido pretendemos fortalecer a central única de negócios hoje materializada pela CINTEC Londrina, ou seja, já existe um central constituida vamos fortalecê-la nos unindo a ela. Logo após esta palestra de Central de Negócios ministramos outra no tema de Marcas e Patentes importante tema para que os empresários produtores de software se resguardem com seus "segredos industriais" bem como no registro de suas marcas.

Enfim, embora não tenhamos ainda finalizado pois teremos mais minicursos amanhã sexta-feira dia 12/11 já dá para se ter um boa noção do que se transformou o TECSUL. Um evento que marcou o ano de 2010 com record de participantes, e pretenções a parte, 2011 será ainda melhor, vem aí Campus Digital TECSUL 2011.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ainda sobre TECSUL



O maior evento de Software do Sudoeste do Paraná, inicia esta semana de 08 à 12 de novembro.

Palestra de abertura foi muito boa com Steven Dubner, mostrou aos participantes que o ser humano vive de desafios, superação dos próprios limites para afinar bem os instrumentos neste tema, mostriu vários vídeos dos atletas para-olímpicos de Beijim 2008, aliás o Steven é treinador e motivador das equipes para-olímpica brasileira, foi uma chuva de emoção... começamos bem. Auditório do teatro municipal de Pato Branco estava quase lotado, mais 450 pessoas, entre acadêmicos, empresários, colaboradores, universitários e lideranças empresariais e política.

Dando continuidade nesta terça dia 09/11 teremos mais uma palestra sobre crimes vituais e cyberbulling tema recente e de grande repercução, palestra será:


Não perca a programação de amanhã veja:

09 de Novembro, Terça-Feira
Período: Matutino
Mini-curso: Android
Instrutor: Édipo Alexandre Augustin
Local: UTFPR
Mini-curso: Orientação a objeto com Java MSc. Géri N. Dutra
Local: UTFPR

Período: Noturno 19h30
Palestra: "Crimes Virtuais: Fraudes eletrônicas, cyberbullyng e outros crimes na Internet" Dr. Emerson Wendt
Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Depois ao longo da semana teremos minicursos de tecnologia a exemplo dos plataforma Android, linguagem Java e na quinta dia 11/11 teremos o encontro de empresas incubadas de Pato Branco e Posadas na Argentina, na oportunidade será minitrado palestra e o encontro de empresas no âmbito binacional.

domingo, 7 de novembro de 2010

Semana do TECSUL


O maior evento de Software do Sudoeste do Paraná, inicia esta semana de 08 à 12 de novembro.

O TECSUL é um evento que envolve acadêmicos, professores, inúmeras empresas, organizações e instituições de ensino superior preocupadas com os caminhos da Tecnologia na região sudoeste do Paraná e na região de Missiones na Argentina.
O evento é considerado uma atividade de extensão, uma vez que propicia acesso de acadêmicos e comunidade em geral ao aprimoramento pessoal, ao ensino e à cultura oportunizando o enriquecimento curricular. Especificamente, a programação do evento promove a educação continuada através da realização de palestras, mini-cursos e da Maratona de Programação buscando aperfeiçoar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais da área. Também auxilia a discussão de temas sendo uma oportunidade para acadêmicos de terem um contato com diferentes profissionais auxiliando a troca de experiências técnicas e de mercado.

Hoje 08 de Novembro, Segunda-FeiraPeríodo: Noturno 19h30
Abertura Oficial Comissão Organizadora
Local: Teatro Municipal de Pato Branco
Palestra: "Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez" Steven Dubner
Local: Teatro Municipal de Pato Branco

http://www.tecsul.org.br/


Não perca a programação de amanhã veja:

09 de Novembro, Terça-Feira
Período: Matutino
Mini-curso: Android
Instrutor: Édipo Alexandre Augustin
Local: UTFPR
Mini-curso: Orientação a objeto com Java MSc. Géri N. Dutra
Local: UTFPR

Período: Noturno 19h30
Palestra: "Crimes Virtuais: Fraudes eletrônicas, cyberbullyng e outros crimes na Internet" Dr. Emerson Wendt
Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Empresas da região participam de treinamento para melhorar qualidade dos softwares que produzem

Quinze colaboradores de empresas ligadas ao setor de Tecnologia da Informação (TI) de Pato Branco e Dois Vizinhos participaram, nos dias 13 e 14 de outubro, do treinamento “Automação em Teste de Software”. O evento foi promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia de Informação do Sudoeste do Paraná (NTi/APL Ti Sudoeste PR), em parceria com o Sebrae/PR, no laboratório de informática da Faculdade Mater Dei, em Pato Branco. Ao todo, foram 16 horas de capacitação referentes à automação de testes funcionais, com a orientação de Cristiano Caetano, consultor sênior de teste de software da Qualister (empresa de Florianópolis).

Segundo o instrutor do treinamento, a automação de testes é uma ferramenta que permite prevenir e evitar defeitos nos softwares antes que eles cheguem aos clientes. “A automação é aliada na melhoria da qualidade dos produtos. É uma ferramenta que permite mais testes, em menor tempo e com menor número de pessoas. Isso também significa menor investimento”, detalha Caetano, que tem dez anos de experiência na área de qualidade e teste de software em grandes empresas como Zero G, Dell e HP Invent.

A automação de testes é uma boa solução para as empresas de TI do Sudoeste. A automação é uma ferramenta de apoio que permite verificar possíveis erros no software antes que o cliente o receba.

No treinamento, os colaboradores de empresas associadas ao NTi/APL conheceram uma ferramenta de automação de custo acessível e que pode ser utilizada por empresas de qualquer porte. Também existem versões de livre utilização (open source, código aberto). A intenção é que a automação de testes seja uma aliada na melhoria dos softwares produzidos na região Sudoeste.

Para o SEBRAE este é mais um evento que proporcionará, por meio desta parceria, a porfissionalização cada vez mais efetiva para as empresas deste segmento de Ti no sudoeste do Paraná, uma região que se posiciona de forma definitiva como um grande pólo de tecnologia.