quarta-feira, 28 de março de 2012

Empresa do Sudoeste do Paraná é destaque no Prêmio MPE Brasil

Megasult conquista o Prêmio MPE Brasil na Categoria Serviços e Accion - Sistemas para Excelência em Gestão é premiada na Categoria Serviços de Tecnologia da Informação

Duas pequenas empresas do Paraná estão entre as vencedoras nacionais da edição 2011 do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que registrou mais de 58 mil inscrições em todo o País. São a Megasult, de Francisco Beltrão, na Categoria Serviços, e a Accion - Sistemas para Excelência em Gestão, de Maringá, na Categoria Serviços de Tecnologia da Informação.

A cerimônia de divulgação dos vencedores aconteceu em Brasília, no último dia 23. Além das categorias Serviços e Serviços de Tecnologia da Informação também foram contempladas empresas que se destacaram em Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo, bem como as melhores nos quesitos Inovação e Responsabilidade Social.

O objetivo do MPE Brasil é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. A avaliação considera a qualidade da gestão, a capacidade empreendedora e os resultados alcançados pelas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os empreendimentos vencedores foram avaliados por 66 examinadores voluntários.

Criada em 1996, a Megasult investiu na gestão participativa. Conquistou o apoio de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para promover a constante melhoria dos seus processos. Depois de aderir ao (MEG), melhorou a imagem diante do público interno, clientes e da comunidade. A empresa presta serviços nas áreas de Contabilidade, Consultoria de Gestão, Consultoria Gerencial, Consultoria Tributária e Societária, Sistemas e Marcas e Patentes.

Sérgio Capra, diretor da Megasult, comenta que vinha buscando conquistar o reconhecimento nacional há três anos. Em 2010, a empresa foi vencedora do MPE Brasil na etapa regional e na estadual. Essas conquistas impulsionaram a organização rumo à premiação máxima, que foi prevista no planejamento estratégico. “Receber o prêmio foi gratificante. A vitória foi o resultado de nossa persistência. Passamos por auditorias e na etapa estadual chegamos muito próximo a nota máxima da avaliação. Ao adotar o MEG, nos concentramos na padronização de processos, no tratamento das anomalias e no foco das necessidades do cliente. O que aprendemos com isso é que não importa o ramo ou tamanho da empresa, todas podem e devem ter excelência em gestão”, afirma.

A Accion foi fundada no ano 2000 com foco no atendimento a clientes da indústria. Atualmente, está entre as empresas com maior índice de crescimento no setor. Depois de implantar o MEG, o empreendimento passou a investir maciçamente na capacitação dos colaboradores, com cursos acima de 200 horas ao ano. A empresa também faz pesquisas de opinião com os clientes para adequar os produtos às reais necessidades do mercado.

Para o diretor da prestadora de serviços, Edney Marcos Mossambani, “esse prêmio representa o reconhecimento de nosso esforço na busca diária da excelência em gestão”. Durante a premiação, Mossambani agradeceu os colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa, e ressaltou que o País tem muito a crescer nesse segmento.

Qualidade
Segundo a consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do Prêmio pela entidade, Adriana Schiavon Gonçalves, as empresas premiadas passam a ser referência nacional em critérios que variam desde a melhoria de processos até a preocupação com os resultados, o que, consequentemente, resulta no aumento da competitividade empresarial.

“O MPE Brasil é um prêmio que valoriza e prioriza a excelência na gestão, além se der um incentivo para que outros empresários também invistam em critérios de gestão, em um mercado cada dia mais competitivo”, avalia Adriana Gonçalves.

O consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Sabino Oltramari, considera que a qualidade é um fator de sucesso para as empresas de todos os portes e que no caso das pequenas é também um fator de sobrevivência no mercado. Segundo ele, a Megasult é um exemplo de busca constante pela qualidade da gestão. “A empresa mereceu reconhecimento porque mostrou que a qualidade não está ligada somente a produto, mas também à gestão empresarial e ao grande desafio que é a gestão de pessoas. O papel do MPE Brasil é justamente provocar os empresários para que avaliem seus empreendimentos”, entende.

Sabino Oltramari incentiva que as empresas da região sudoeste do Paraná preparem-se e inscrevam-se na próxima edição do Prêmio MPE Brasil. O consultor informa que a final da etapa regional deste ano será realizada no município de Realeza.

Gustavo Ishikawa, consultor do Sebrae/PR em Maringá, destaca que o MPE Brasil possibilita que as pequenas empresas façam, gratuitamente, um autodiagnóstico para identificar o nível da gestão empresarial e as oportunidades de melhoria. “Com esse mapeamento, o empresário consegue buscar soluções para avançar em qualidade”, analisa. Na opinião do consultor, a premiação é um incentivo para o aprimoramento e a evolução das empresas. “Para uma organização obter um ganho de qualidade precisa trabalhar forte durante dois ou três anos e certamente foi esse o caminho percorrido pelas vencedoras do MPE. Antes de chegar à premiação, trabalharam forte para dissolver suas fraquezas”, considera.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE/PR

terça-feira, 27 de março de 2012

Encontro de líderes de arranjos produtivos de TIC projeta estratégias para o setor no PR

Empresários e lideranças das regiões sudoeste, oeste, norte, noroeste, centro-sul e da capital paranaense participaram dos debates, realizados em Francisco Beltrão na semana passada

O 13º Encontro de Líderes de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná, realizado em Francisco Beltrão, na semana passada, contou com a participação de 75 empresários de várias regiões do Estado. No evento, os representantes dos APL TIC definiram estratégias de desenvolvimento setorial com ações voltadas para a inteligência de mercado e capital humano. No evento, a Assespro – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, lançou oficialmente a sua Subseção Sudoeste.

Empresários e lideranças das regiões sudoeste, oeste, norte, noroeste, centro-sul e da capital paranaense participaram dos debates, assistiram a uma entrevista no quadro “Conversa com empresário”, coordenado pelo consultor do Sebrae/PR Cesar Colini, conheceram projetos dos APL e debateram estratégias para o setor. Na “Conversa com empresário”, Gilson Tedesco, da empresa CISS, de Dois Vizinhos, contou a história e os desafios de uma empresa do interior que hoje tem projeção nacional e que já participa de eventos como a CeBIT, na Alemanha, considerada uma das maiores feiras tecnológicas do mundo.

A proposta para trabalhar a parte de inteligência de mercado, definida no Encontro, envolve o mapeamento das competências das empresas de TI no Paraná, estruturação de um observatório de tendências de mercado, montagem de um portal de inteligência de mercado, mapeamento de demandas do mercado brasileiro e ações de marketing para divulgar o setor de TI paranaense no Brasil. Na área de capital humano, os líderes de APL realizaram a assinatura do termo para prorrogação do PlanSeQ, massificação de ensino via EAD, desenvolvimento de vocação para adolescentes e a busca de garantia da qualidade de processos e projetos.

“A definição de dois pontos com ações estratégicas, a atuação de forma integrada no Estado, o debate sobre o fórum de líderes e o ambiente o encontro demonstraram um amadurecimento e um fortalecimento do setor”, analisa o coordenador estadual de TIC do Sebrae/PR, Emerson Cechin.

Para o presidente do Núcleo de Tecnologia da Informação/Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná (NTi/APL), Sérgio Luiz Carvalho, foram positivas as ações desenvolvidas no Encontro. “Predominaram o respeito e a cordialidade nas discussões, que foram de ótimo nível. A participação dos líderes foi muito boa e registramos aproximadamente 100 pessoas na abertura do evento, entre representantes dos APL e empresários da nossa região”, observa Sérgio Carvalho.

O presidente do NTi/APL acredita que o grande destaque do evento em Francisco Beltrão é o novo rumo que foi adotado pelos participantes, que privilegia a objetividade nas decisões e continuidade nas ações. “Este é o legado que deixamos para o Encontro de Líderes de APLs de TIC: uma nova didática, um novo formato para o evento. Depois de 12 encontros, estimulamos os empresários participantes a pensar de que maneira os encaminhamentos possam realmente ter uma sequência, tornando-se ações com metas definidas para serem cumpridas e que beneficiem o setor de TI no Paraná”, destaca Sérgio Carvalho.

A abertura da quinta representação da Assespro no Paraná marca também um reforço na representatividade das empresas da região e amplia o mapa de atuação da instituição no Estado. “A subseção é um braço que a Assespro estende para receber as demandas locais e regionais geradas no NTI, no Nubetec. Ela não vem para concorrer, vem para agregar na representatividade do setor. Tanto que são as entidades que vão escolher quem será o representante regional da Assespro”, explica o diretor-presidente da Assespro no Paraná, Sérgio Yamada. A entidade vem com a proposta de integrar empresas, trabalhar a valorização do setor e fomentar a economia e o crescimento da indústria da tecnologia da informação no Paraná e no Brasil.

A nova subseção é resultado de um convênio firmado no final de 2011 entre a Assespro e o Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste (NTI). Com o convênio, a Assespro-Paraná irá ampliar sua atuação no Estado, com o aumento no número de empresas associadas. A nova sede será no próprio NTI, em Pato Branco.

A realização do 13ª Encontro de Líderes Arranjos Produtivos Locais (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná foi do NTi/APL Sudoeste, Sebrae/PR, Assespro Paraná, Núcleo Beltronense de Tecnologia (Nubetec) com apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão e de empresas do APL da região sudoeste. O próximo encontro da categoria, a 14ª edição, será em 22 de junho, na cidade de Londrina.