terça-feira, 29 de junho de 2010

Tango Binacional

O próximo dia 30 de julho será uma data importante na organização do Parque Tecnológico Binacional, que envolve as cidades de Pato Branco, no Brasil, e Posadas, na Argentina. Na oportunidade, será realizado o ato de constituição da governança do projeto, com a reunião do Conselho Diretivo em Pato Branco. Esse foi um dos passos definidos para o projeto na última sexta-feira, dia 25, em Posadas, capital da Província de Misiones, no segundo workshop de alinhamento estratégico sobre o Parque Tecnológico Binacional.

O projeto do parque binacional tem por objetivo a troca de experiências em inovação, com a proposta de somar resultados nos dois países, atuando em três eixos estratégicos que são a integração empresarial, o fortalecimento institucional e a educação com formação. Pato Branco, no sudoeste do Paraná, possui desenvolvimento tecnológico na área de software e eletroeletrônica; Posadas, em biotecnologia e energias renováveis. O workshop contou com a mediação de representantes do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Integração Transfronteiriça entre Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e América Latina (Sebrae CDT-AL), uma iniciativa do Sebrae Nacional executada pelo Sebrae/PR e órgão parceiro do projeto.

No encontro, foi definido que o Conselho Diretivo será composto pelo poder público, setor privado e área do conhecimento, ou seja, universidades. Nesse caso, o modelo de governança será integrado por um membro efetivo e um suplente de cada setor, de ambos os países. O Conselho Diretivo, com mandato de dois anos, fará a eleição de um coordenador titular e um adjunto. Um de uma nacionalidade e outro de outra, fazendo a alternância anual dentro do período de gestão do Conselho. O projeto começa ter um rumo, ganhar corpo e, o que é importante, ganha a profissionalização da sua gestão.

Céu transfronteiriço



Semana passada, estivemos em comitiva, em mais um encontro com los hermanos Argentinos, para darmos continuidade ao trabalho transfronteriço o que estamos chamando de diálogo binacional, aonde pretendemos alinhar focos estratégicos de atuação conjunta entre duas regiões similares, coirmãs. Em Pato Branco no sudoeste do Paraná Brasil e em Posadas na provincia de Misiones na Argentina. Já estamos afinando os instrumentos, ou seja, já concluímos a primeira etapa, a de apresentação, mostrando no que somos bons e do outro lado da fronteira, eles também já provaram do que são capazes, agora é deixar o tango rolar. Em suma o que queremos é transferência de conhecimento e tecnologia, promover encontros e debates, aproximar realidades empresariais e culturais. Como em Pato Branco temos um parque tecnológico em vias de se tornar um grande ambiente de inovação, estamos buscando estreitar propostas de atuação, já que o Argentinos em Posadas estão com uma estrutura de Parque tecnológico bastante interessante, cabe agora promulgar o fato, ou seja, já está marcada a data para o verdadeiro pacto, assinatura de fato do termo de compromisso, aonde se cria uma governança binacional com entes públicos, privados e atores do conhecimento.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação?


A partir deste mês até agosto, o Sebrae e a Anpei realizam mais de 100 workshops sobre inovação na micro e pequena empresa (MPEs). Esta é a segunda edição da capacitação de empresários no tema. Ano passado, as entidades realizaram 200 palestras “Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?”. Mais de 19 mil pessoas para cpacitadas em 2009.

As palestras são gratuitas. Nesta fase, os conteúdos dos workshops serão adequados e voltados para dez setores da economia: agronegócio; comércio – varejo; confecção; construção civil; couro & calçados; metal mecânica; móveis; panificação; serviços; e turismo.

Além dos conceitos básicos sobre inovações na MPE, os participantes conhecerão dois casos de sucesso (empresários locais que obtiveram sucesso implantando melhorias no negócio). Ainda conhecerão as soluções do Sebrae para a inovação na MPE.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Inovação no Varejo


A C&A, maior rede de varejo de moda do Brasil lança um conceito de loja pioneiro no país, formulado para tornar ainda melhor a experiência de compra dos clientes.

Moderno, arrojado e mais próximo do público feminino, o novo formato foi apresentado hoje na unidade do Shopping Center Norte, na capital paulista.

A loja do Center Norte apresenta uma nova disposição das coleções. Os produtos foram
organizados para torná-los mais acessíveis, com design funcional em um espaço moderno e atrativo. A unidade inova também no atendimento, que passa a ser personalizado na área de calçados.
Além disso, a cliente encontrará ambientes especializados nas áreas de sapatos, acessórios e jeans - reunindo em um mesmo espaço maior variedade de modelagens e lavagens de tecido.
Os provadores também ganharam nova roupagem, com maior espaço interno, mais espelhos (em estilo closet) e a contribuição de consultoria de moda especializada para ajudar as clientes a criarem looks completos e dar dicas de estilo. Para isso, uma variedade de acessórios estarão disponíveis no ambiente dos provadores.