sábado, 12 de fevereiro de 2011

Visita ao IAPAR - Pato Branco


Dando continuidade ao processo contínuo de levantamento dos Ativos Tecnológicos de Sudoeste, estivemos conhecendo em uma visita de última hora ao Instituto Agronômico do Paraná sede de Pato Branco. Fomos eu Guto Silva e o Lucine. Ficou claro que a nossa região é emergente e muito empenhada no que se refere a tecnologia e Inovação. Enfim eles possuem lá uma estrutura física invejável para manutenção de estudos focados na pecuária leiteira e no desenvolvimento genético de caprinos. Já está pronto o Centro de Treinamento Pecuarista para atender a demanda de capacitação do pessoal do campo. Tem lá também uma ordenhadeira com capacidade para seis vacas simultaneamente. Mas eles estão precisando de gente e de incentivos, nos relatram que precisam de laboratórios de micro biologia para andamento aos resultados das análises de leite feitas no laboratório em Curitiba o único no estado.

Ativos Tecnológios

São entidades cujo papel é desenvolver ou apoiar o desenvolvimento de tecnologia e transferi-la às empresas, estimulando a inovação e a competitividade, tem também o papel de formar recursos humanos na área tecnológica e em outros setores necessários para o desenvolvimento sustentado na sociedade do conhecimento bem como desenvolver pesquisa científica e disponibilizar seus resultados para utilização pelo setor produtivo.

Sobre o IAPAR - Pato Branco Estação Experimental
É um organismo vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), é o órgão de pesquisa que da embasamento tecnológico as políticas públicas de desenvolvimento rural do Estado do Paraná. Trabalha com amissão de promover o desenvolvimento da agropecuária paranaense por meio da geração de conhecimento científicos e tecnológicos adequados à realidade social e econômica dos produtores, que possibilitem, respeitando o meio ambiente, produzir alimentos saudáveis e produtos de qualidade para a agroindústria.


Este é Centro de Treinamento de Pecuarista:


Aí está o Guto Silva com o pessoal do IAPAR em frente ao posto de ordenha bovina

Com uma área de 232,8 ha

Pesquisas:
Caprinocultura
Feijão, milho e trigo
Integração lavoura-pecuária
Manejo e conservação do solo
Plantas potenciais para biodiesel: canola, cártamo, crambe, girassol e nabo forrageiro

Coleção:
Banco de germoplasma de plantas forrageiras

Produção:
Sementes básicas de aveia e feijão
Sementes de adubos verdes
Milho e soja – rotação de cultura

Instalações:
Estação agrometeorológica

Mais informações: http://www.iapar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1285

Nenhum comentário:

Postar um comentário