quarta-feira, 30 de março de 2011

Entidades pretendem criar programa de gestão para incubadoras

Iniciativa dentro do Sistema Regional de Inovação começa a ser discutida nesta semana e prevê ações para o segundo semestre de 2011

Um programa específico na área de gestão para incubadoras de empresas da região sudoeste do Paraná será a pauta do encontro entre representantes do Sebrae/PR, UTFPR, Parque Tecnológico de Pato Branco, Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec) e a Incubadora de Empreendimentos Inovadores e Tecnológicos de Francisco Beltrão (Findex) na próxima sexta-feira, dia 25, no Escritório Regional do Sebrae/PR, a partir das 14 horas.

O grupo dará o primeiro passo na constituição do Programa de Formação para Incubadas e Gestores de Incubadoras do Sudoeste, que será desenvolvido dentro do Sistema Regional de Inovação (SRI). De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Cesar Colini, trata-se de um trabalho inovador e que atende uma necessidade detectada pelas entidades. “O pesquisador tem uma grande ideia, conhecimento técnico, mas na hora de constituir o negócio e buscar o mercado encontra dificuldades. Por isso, queremos elaborar um programa que vai trabalhar a gestão ainda dentro da incubadora, atendendo uma demanda existente”, analisa.

Outro fator relevante da proposta é o atendimento aos gestores de incubadoras, profissionais que também receberão capacitação e terão que ter o perfil de entender e acompanhar o processo de gestão na constituição de novos negócios. “O gestor, ou o gerente de incubadora é uma peça fundamental neste contexto. Assim, queremos ter uma atenção especial para a capacitação deste profissional”, aponta Colini. A intenção, segundo o consultor é que o programa entre em atividade no segundo semestre deste ano.

As incubadoras de empresas promovem a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos. No caso do Sudoeste, atualmente são quatro incubadoras, com a média de 4 empresas cada uma em desenvolvimento nos município de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos. As incubadoras se constituem numa ferramenta eficaz para ajudar microempresas ou empreendedores que precisam de assistência para desenvolver o negócio. “Como a incubadora estimula o empreendedorismo, precisamos também trabalhar a preparação das empresas para que elas sobrevivam no mercado e cumpram seu papel de inovação e geração de renda nos municípios”, conclui o consultor.

domingo, 13 de março de 2011

Sudotec recebe visita do Diretor-Superintendente do Sebrae/PR

A Sudotec – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná, recebeu na tarde de ontem, dia 02 de março, a visita do Diretor-Superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, do gerente regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, e demais membros da equipe Sebrae/PR.A comitiva foi recepcionada pelo Superintendente Executivo da Sudotec Marnos L. Nonemacher, que na ocasião representou o Presidente da Sudotec Gilson Tedesco e pela Gerente da Incubadora Daniela F. Tremea.No decorrer da visita, o Diretor-Superintendente conheceu as empresas incubadas e os programas de qualificação profissional que estão sendo realizados pela Sudotec, dentre eles: Inclusão Digital, Aprender e Crescer e o Peopleware.A visita da comitiva é importante para o estreitamento das ações entre o Sebrae/PR e a Sudotec, bem como, para a firmação de novas parcerias e acordos. Além de Dois Vizinhos, a comitiva estará visitando iniciativas em Pato Branco, Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul.

Para superintendente do Sebrae/PR, sudoeste vive momento de inovação

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, concluiu na sexta-feira, dia 4, uma agenda de reuniões e visitas técnicas a projetos realizados nos municípios do sudoeste do Paraná. Foram três dias de trabalho e de encontros, com lideranças de Dois Vizinhos, Pato Branco, Bom Sucesso do Sul e Francisco Beltrão. Em pauta, projetos, como o Sistema Regional de Inovação (SRI), Promoda 2015, Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, Sociedade Garantidora de Crédito, Profronteira, Programa de Desenvolvimento Municipal e a discussão sobre o ambiente legal e de promoção das micro e pequenas empresas.
A perspectiva para o sudoeste do Paraná, de acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, indica o desenvolvimento regional com a coesão de entidades e poder público, dentro de um ambiente de inovação e de empreendedorismo. "O trabalho está surpreendendo positivamente. A nossa equipe tem cumprido as metas estabelecidas, mas, além disso, percebemos um impacto real no desenvolvimento regional, fundamentado pelas parcerias estratégicas, principalmente no setor tecnológico, o que dará frutos por muito mais tempo, privilegiando essa e as próximas gerações", destaca Allan Costa.
Uma das ferramentas para induzir esse modelo de desenvolvimento é o SRI, um sistema regional de inovação. O projeto envolve um conjunto de relações entre atores públicos e privados, que promovem ações destinadas à inovação nas empresas, contribuindo para o aumento da competitividade das mesmas e, com isso, para o desenvolvimento regional. "O nível de integração, comprometimento e a visão que as empresas, instituições e o poder público apresentam, arrisco dizer, são únicos no País. É o que posso chamar de revolução silenciosa. O projeto do SRI está mudando o perfil econômico da região, está alterando o potencial de atração de investimento e isso é algo que já vimos acontecer em situações localizadas ao redor do mundo e que acontece aqui no Sudoeste com uma capacidade de mobilização incrível", analisa.
Na cidade de Pato Branco um dos locais visitados foi a Pato Branco Tecnópole - PBTec, onde o assessor jurídico do PBTec, André Hamera, apresentou uma contextualização de como está o desenvolvimento tecnológico no município, com dados de empresas, empregos e produtos e, também, realizou a apresentação de como será a futura estrutura do Parque. Para ele a presença do superintendente é muito positiva. "A visita do Allan demonstra, claramente, a importância do desenvolvimento tecnológico do município de Pato Branco, que de forma vanguardista tem superado as expectativas em geração de emprego e renda", afirma André Hamera.
Em Bom Sucesso do Sul, o diretor-superintendente do Sebrae/PR viu na prática os resultados do Programa de Desenvolvimento Municipal. O município do sudoeste é um dos quatro no Paraná que recebem soluções do Sebrae/PR dentro do Programa, que é um projeto-piloto no Estado no que se refere ao desenvolvimento local a partir de ações focadas no empreendedorismo e nas micro e pequenas empresas. "Bom Sucesso do Sul tem a sorte de contar com um prefeito empreendedor e com uma população que comprou a ideia e se comprometeu com o processo. O resultado está na mudança do perfil da cidade, obras, autoestima das pessoas, enfim, projetos e ações que levam a cultura empreendedora como ferramenta de desenvolvimento", completa.
O gerente da Regional Sudoeste do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, acredita que aproximação da diretoria com os parceiros na região é um fator positivo para fortalecer a presença do Sebrae/PR. "O trabalho é feito no sentido de construirmos um sudoeste mais forte e inovador a partir da disseminação da cultura empreendedora e apoio aos pequenos negócios. Com apoio dos nossos parceiros os resultados são mais perceptíveis e também ganhamos mais respaldo da diretoria que pode acompanhar na prática o que está sendo trabalho para o presente e futuro da nossa região", destaca Joailson Agostinho.

quinta-feira, 10 de março de 2011