quarta-feira, 30 de março de 2011

Entidades pretendem criar programa de gestão para incubadoras

Iniciativa dentro do Sistema Regional de Inovação começa a ser discutida nesta semana e prevê ações para o segundo semestre de 2011

Um programa específico na área de gestão para incubadoras de empresas da região sudoeste do Paraná será a pauta do encontro entre representantes do Sebrae/PR, UTFPR, Parque Tecnológico de Pato Branco, Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná (Sudotec) e a Incubadora de Empreendimentos Inovadores e Tecnológicos de Francisco Beltrão (Findex) na próxima sexta-feira, dia 25, no Escritório Regional do Sebrae/PR, a partir das 14 horas.

O grupo dará o primeiro passo na constituição do Programa de Formação para Incubadas e Gestores de Incubadoras do Sudoeste, que será desenvolvido dentro do Sistema Regional de Inovação (SRI). De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, Cesar Colini, trata-se de um trabalho inovador e que atende uma necessidade detectada pelas entidades. “O pesquisador tem uma grande ideia, conhecimento técnico, mas na hora de constituir o negócio e buscar o mercado encontra dificuldades. Por isso, queremos elaborar um programa que vai trabalhar a gestão ainda dentro da incubadora, atendendo uma demanda existente”, analisa.

Outro fator relevante da proposta é o atendimento aos gestores de incubadoras, profissionais que também receberão capacitação e terão que ter o perfil de entender e acompanhar o processo de gestão na constituição de novos negócios. “O gestor, ou o gerente de incubadora é uma peça fundamental neste contexto. Assim, queremos ter uma atenção especial para a capacitação deste profissional”, aponta Colini. A intenção, segundo o consultor é que o programa entre em atividade no segundo semestre deste ano.

As incubadoras de empresas promovem a criação e desenvolvimento de novos empreendimentos. No caso do Sudoeste, atualmente são quatro incubadoras, com a média de 4 empresas cada uma em desenvolvimento nos município de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos. As incubadoras se constituem numa ferramenta eficaz para ajudar microempresas ou empreendedores que precisam de assistência para desenvolver o negócio. “Como a incubadora estimula o empreendedorismo, precisamos também trabalhar a preparação das empresas para que elas sobrevivam no mercado e cumpram seu papel de inovação e geração de renda nos municípios”, conclui o consultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário